Em nossa trajetória de pesquisas e de estudos para consolidar o projeto de ressignificação de escolas do sul do Brasil, visitamos, no estado de São Paulo, instituições de ensino que fazem parte de um grupo de estabelecimentos escolares que já modificaram suas práticas pedagógicas e introduziram metodologias que, entre outros aspectos, promovem mais autonomia de seus alunos.

1 – Projeto Âncora

 Chegando ao Projeto Âncora, fomos recebidos por professores e alunos e, logo após as apresentações de praxe, guiados pelas próprias crianças, visitamos e conhecemos a escola da qual tanto já ouvíramos falar. Em seguida, tivemos um encontro com os educadores.

Nossa atenção, no espaço do Projeto Âncora, foi voltada para as pessoas! Alunos, educadores e funcionários participam ativamente de um contexto educativo no qual o conteúdo formal é explorado através e a partir de procedimentos pedagógicos que priorizam o respeito à individualidade de cada ser, levando os alunos a  pensar e agir em coletividade. É um lugar sublime, onde são garantidas condições humanas, sociais, emocionais, afetivas em todos os espaços.

Lá, tudo é aprendizado e os elementos que permeiam o cotidiano – a convivência, os conflitos, as descobertas, os questionamentos e as próprias visitas – são estruturantes do currículo!

IMG_20151124_140909792

Observamos, também, as várias modalidades de interação entre alunos e educadores e verificamos que os momentos de aprendizagem são ofertados a partir dos interesses e necessidades de cada aprendiz: estudo individual, ensino mútuo (entre alunos), ensino simultâneo (aula direta), ensino individual (professor atendendo um aluno), ensino coletivo (vários professores atuando ao mesmo tempo na aula direta).

Só temos a agradecer a todos os que nos receberam com tanto carinho e boa vontade no Projeto Âncora. Nossa gratidão a esta escola por constituir-se em um espaço de luz, onde todos têm a oportunidade de ensinar e de aprender uns com os outros em todo o lugar.

2 – Escola Lumiar

Na Escola Lumiar, o coordenador Renato Dias  recebeu-nos muito atenciosamente e levou-nos a conhecer o espaço e as instalações dessa que foi eleita uma das doze escolas mais inovadoras do mundo pela UNESCO, pela Stanford University e pela Microsoft.

IMG_20151125_114620694

A escola utiliza o sistema digital Mosaico para registrar as atividades docentes e discentes, garantindo que cada aluno tenha seu desenvolvimento escolar pautado nos PCNs, de forma que todas as matérias e competências ou habilidades exigidas pelo MEC sejam atendidas.

O currículo não é fixo e contempla as várias áreas do conhecimento por meio de módulos de aprendizagem, oficinas, projetos e muitos outros recursos pedagógicos, sempre a partir dos interesses dos alunos, divididos em turmas multietárias.

 IMG_20151125_121402276 IMG_20151125_121352633

                                                                     IMG_20151125_114548031